segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Análise de Livros Didáticos

5ª série:
Bibliografia:ARAÚJO, Regina.Construindo a geografia: Uma janela para o mundo/ Regina Araújo, Raul Borges Guimarães, Wagner Costa Ribeiro. 2ªed. São Paulo: Moderna, 2005.Ambientes da terra:Apresenta como são exploradas as condições ambientais da terra.O Espaço Geográfico:Nesta unidade explorada as diversidades ambientais do planeta terra, a relação dinâmica entre seus elementos e a intervenção do homem nos ambientes, por meio do trabalho.A Geografia da Produção:São abordadas as atividades econômicas, destacando o papel das cadeias produtivas das empresas transnacionais.O Mundo em Movimento:Apresenta a identidade nacional, exercícios de cidadania determinada por fronteiras políticas e fluxos migratórios.

6ªsérie:
Bibliografia:
ARAÚJO, Regina.Construindo a geografia: Uma janela para o mundo/ Regina Araújo, Raul Borges Guimarães, Wagner Costa Ribeiro. 2ªed. São Paulo: Moderna, 2005.
Conteúdo:Unidade I: Território Brasileiro:Vai trabalhar o mapa as florestas e regiões do Brasil.Unidade II: Um País Urbano e Industrial:Vai dar uma visão da industrialização e do processo de urbanização no Brasil.Unidade III: O Povo Brasileiro:O autor vai ressaltar a diversidade da população e como vivem as populações.Unidade IV: O Brasil no mundo:Vai dar uma visão do Brasil no mercado mundial e no mercosul.

7ªsérie:
Bibliografia:FURLAN, Sueli Ângelo; SCARLATO, Francisco Capuano. Geografia em verso e heverso. São Paulo: Editora Nacional.MAGNOLI, Demétrio. Geia: fundamentos da geografia. 1° ed. Moderna. São Paulo: 2002.Os dois livros abordam uma geografia crítica. O livro Geografia em verso e heverso, mostra de que maneira a transformação do mundo moderno está levando a formação de uma aldeia global. Geia trata da evolução do meio natural até a formação das sociedades capitalistas.O livro Geia: fundamentos da geografia, é indicado para a 7° série do ensino médio. Demétrio aborda os assuntos de geografia de maneira interdisciplinar. Os conceitos fundamentais são desenvolvidos de modo rigoroso e completo.Sua abordagem é a geografia crítica, sobre a geografia tradicional, e sobre a crítica da crítica sintetizada pelos PCNs.Dentro da sua metodologia de ensino, Demétrio faz uma introdução ao estudo do espaço mundial.O seu foco está, direcionando para as transformações impostas ao meio natural pelas sociedades humanas, para o significado ecológico do desenvolvimento econômico e para as desigualdades e tensões do mundo globalizado.O livro também trás muitas imagens, como fotos coloridas, que atrai a atenção do aluno, além disso, muitas tabelas e gráficos, auxiliando na compreensão do assunto.
8ªsérie:
Bibliografia:
ARAÚJO, Regina.Construindo a geografia: Uma janela para o mundo/ Regina Araújo, Raul Borges Guimarães, Wagner Costa Ribeiro. 2ªed. São Paulo: Moderna, 2005.
Conteúdo:
Unidade I: Geografia do Poder:A guerra fria, a organização das Nações Unidas, o sistema político-internacional.Unidade II: Geopolítica dos Recursos Naturais:Questões ambientais, tratados sobre o meio ambiente, conquista dos mares.Unidade III: Os Circuitos Mundiais:Consumismo e consumidores, turismos, as cidades globalizadas e criminalização.Unidade IV: Diversidade Cultural e conflitos Regionais:Conflitos culturais/regionais: O mundo Islâmico, Israel e a questão da Palestina, a Índia, O Paquistão e a Iugoslávia.2- A coleção construindo a geografia, trás uma abordagem da geografia crítica, discutindo temas atuais e polêmicos.3- Os autores desta coleção construindo a geografia apresentam a mesma, de maneira didática, com muitas imagens, com fotos, imagens de satélites, desenhos e mapas e além disso, exercícios, gráficos e tabelas. Entre os conteúdos apresentados os autores relacionam assuntos do mundo com o Brasil.4- Durante a análise da coleção, observamos uma boa abrangência dos assuntos, tratando da geografia física, humana e ambiental.

Nenhum comentário: