segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Plano de aula

Plano de Aula ( 50 minutos)

Aula Simulada para 5ª série1.)
Tema: “O Tempo e as Transformações na Terra”
2.) Introdução· Pré-requisitos dos alunos:o A origem do universo;o Formação do Sistema Solar e planetas;o Noções básicas de espaço;o Noções básicas de cartografia (leitura de mapas).· Nível: 5ª Série do Ensino Fundamental.
3.) Objetivos· Compreender a formação geológica da Terra;· Entender a formação dos continentes;· Identificar as dinâmicas terrestres (terremotos, escalas de terremotos);· Observar através de maquetes a movimentação das placas tectônicas e suas conseqüências;· Compreender a origem dos falhamentos.
4.) Desenvolvimento do Conteúdo· O tempo geológico;· Escala do tempo geológico (Transferência de bilhões de anos para 1 ano);· Marco da historia da Terra;· As camadas da Terra;· Continentes Flutuantes;· Terremotos;· Dobramentos e falhamentos.
5.) Recursos Necessários· Maquetes representando camadas da Terra e de dobramentos e falhamentos;· Datashow para demonstração de animação da formação dos continentes;· Mapas (Continentes e placas tectônicas);· Quadro-negro, giz colorido e apagador.
6.) Avaliação· Desenvolvimento de “quebra-cabeça”, dividindo a sala em 5 grupos (equivalente as 5 fases da transformação dos continentes) para ajudar na memorização;· Pesquisa via Internet ou através de livros sobre tipos de rochas (Introdução para a próxima aula);· Pesquisa via Internet ou através de revistas e jornais sobre acontecimentos de terremotos.

Nenhum comentário: