segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Instrumento de Ensino - Teatro

Teatro

O teatro é de todas as artes a mais humana porque sua finalidade e instrumento é o próprio homem. (Araújo, Hilton Carlos).
O teatro é uma ferramenta importante para o ensino, pois através dele podemos ilustrar o que já foi trabalhado, unindo teoria e pratica. Segundo Vasconcellos,

O teatro na educação é um fator decisivo para o cultivo do eu interior. O homem só realiza plenamente seu destino quando cria, pois ele traz em si o mundo de coisas criadoras. A educação tradicional, autoritária paralisam a auto-afirmação, que instalam a timidez e a falta de confiança em si. ( Vasconcellos, 1947, s.p)

O teatro pode ser usado também como ferramenta para o ensino de geografia, já que é um instrumento de comunicação capaz de refletir o clima social, político e filosófico de uma época. O teatro ajuda o aluno a integrar os conhecimentos. Segundo Vergueiro,

O teatro é uma arte que usa todo o ser humano como meio de comunicação: mente, emoções, imaginação, voz e corpo. Se o indivíduo usa inteiramente o seu ser para comunicar uma idéia ou experiência, em movimentos e palavras de significação, a atividade pode assumir valor educacional inestimável, pois solicita do educando um envolvimento integral, uma das condições para o amadurecimento da personalidade. (Vergueiro, apud Brandini, 1997, p. 91)

Podemos usar o teatro no ensino de geografia de diversas maneiras, tais como: na educação ambiental, para ilustrar uma aula e etc. Com essa ferramenta podemos compreender melhor a teoria.

Nenhum comentário: